Ceará registra mais de 300 mil cadastros do CAR, informa Semace

30 de junho de 2022 - 11:08

O Ceará registra mais de 300 mil cadastros realizados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). De acordo com dados da Superintendência Estadual do Ceará (Semace), a autarquia contabiliza 300.021 cadastros analisados. Desses, mais de 20.000 cadastros foram analisados e 3.990 cadastros já foram validados (sem pendências).

Para alcançar o resultado, a Semace conta com apoio de agentes da empresa com a Empresa de Meio Ambiente do Brasil LTDA (EMAB), vencedora do processo licitatório para atender a demanda em campo. Os técnicos da EMAB atuam diretamente no imóvel rural do agricultor e nos seis postos de atendimento das macrorregiões do Cariri, Vale Jaguaribe e Centro Sul, Grande Fortaleza, Maciço de Baturité, Litoral Norte/Vale do Curu e Ibiapaba. Os endereços e contatos dos postos estão disponíveis no site e Instagram @semace_ce.

Conforme a coordenadora da Unidade Gerencial do CAR na Semace, Aline Cysne, “os atendimentos nos seis postos fixos começaram no início de junho, o estimado pela empresa EMAB são por volta de 800 atendimentos por semana, neste momento inicial”, informou a gestora.

Essa é a segunda fase do CAR no estado. Ao todo, 73 municípios são beneficiados. O público-alvo é constituído por agricultores familiares, proprietários e ou posseiros com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris.

No Ceará, a abrangência territorial do CAR atinge 182 municípios, sendo 109 municípios na primeira etapa, e 73 na segunda etapa.

A iniciativa conta com recurso financeiro proveniente do Fundo Amazônia.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace