Reunião técnica aproxima Comitês de Bacias Hidrográficas e órgãos ambientais

17 de dezembro de 2021 - 10:25

Nesta sexta (17), pela manhã, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas realizou reunião técnica para debater questões relativas à segurança e à gestão dos recursos hídricos do Estado, por iniciativa do presidente da Comissão de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT). Presentes, além dos representantes dos 12 Comitês de Bacias, a secretária de Planejamento e Gestão da SEMA, Maria Dias; o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; o diretor de planejamento da Cogerh, Elano Lamartine; o coordenador da Célula de Recursos Hídricos da SRH, Carlos Magno Campelo (Calila).

Acrísio Sena lembrou que o objetivo da reunião era aproximar institucionalmente os comitês das secretarias estaduais, avançando principalmente nas questões ambientais. Aridiano Oliveira, coordenador do Fórum dos Comitês, criado em 2010, ratificou esta necessidade e pediu o aumento das unidades do Batalhão da PM Ambiental (BPMA) para ajudar no trabalho de fiscalização. Maria Dias explicou o funcionamento do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Siema), convidou os presentes a participar do Curso de Formação de Gestores Ambientais e colocou-se à disposição para atender às demandas. Carlos Alberto lembrou que o Comitê já possui assento no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). Sobre a denúncia em relação ao desvio de águas do leito do Jaguaribe para o Banabuiú, ele esclareceu que a Semace já foi ao local e efetuou autuação e embargo do canal construído.

Com a palavra facultada aos coordenadores dos comitês, surgiram várias reivindicações e relatos de dificuldade para gerenciar áreas de bacias que englobam diversos municípios. Todas as pautas serão analisadas pelos órgãos, que devem ajustar sua atuação para atender às demandas.

Ascom Sema
Foto: Pio Júnior