Parque do Cocó: em parceira com Sema, Semace atua em ações para minimizar impactos ambientais em decorrência do incêndio na unidade de conservação

19 de novembro de 2021 - 15:47

Em parceria com Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) também é um dos órgãos do Governo do Ceará que atua nas ações estratégicas com intuito de minimizar os impactos ambientais em decorrência do incêndio ocorrido no Parque do Cocó.

Na tarde dessa sexta-feira (19), e já com o fogo controlado por brigadistas e bombeiros, os fiscais da Diretoria de Fiscalização (Difis) da autarquia foram até o local para dar início às investigações. Os agentes ambientais da Semace visitaram a área para avaliar a gravidade dos fatos e os danos ambientais decorrentes.

Nos próximos dias novas vistorias poderão ser realizadas, na medida da necessidade. Quanto à causa do incêndio, a Semace trabalha em articulação com Sema, Polícia Civil e Pefoce para tentar averiguar o que provocou o início.

Desde ontem temos acompanhado o combate ao incêndio no Parque do Cocó, em articulação com a Sema, para entender a situação e avaliar o melhor momento para agirmos na apuração da responsabilidade administrativa”, informa a diretora da Difis, Carolina Braga.

Segunda a gestora, ontem, até o final do dia, nenhuma equipe técnica estava autorizada a acessar a área, apenas os brigadistas (da Sema e alguns voluntários) e o corpo de bombeiros. A recomendação era que não fôssemos ao local até que o fogo fosse debelado, posto que isso poderia atrapalhar os trabalhos de combate ao fogo e pôr em risco os técnicos.

Em paralelo a isso, também nessa sexta-feira, a Semace se articula com a Sema e com o movimento Pró Silvestres (grupo de voluntários), para prestar apoio no resgate da fauna silvestre. “Especificamente, estamos atuando no recolhimento e transporte de alimentos que serão disponibilizados no Parque em ilhas de alimentação aos animais”, destaca Carolina.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace