Em Fortaleza, Semace vistoria 71 veículos a diesel e multa cinco em blitze de combate à fumaça tóxica

11 de novembro de 2021 - 15:00

Setenta e um veículos movidos a diesel foram vistoriados em novas blitze de combate à fumaça tóxica da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ocorridas nos dias 10 e 11 de novembro, nos bairros do Mondubim (41 veículos) e Canindezinho (30 veículos) da capital fortalezense. Desse resultado, cinco automóveis foram multados por apresentarem índices de poluição acima do permitido pela legislação ambiental vigente.

As blitze têm como objetivo coibir a emissão da fumaça irregular de veículos movidos a diesel, tais como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam poluentes superiores a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. O equipamento é constituído de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100%, o veículo é multado.

As multas variam de R$ 2.046,60 a R$ 8.186,40. Os veículos autuados têm 15 dias – a contar da data da lavratura do auto de infração – para serem regulados e apresentados na Superintendência para uma nova vistoria. A medida é baseada do acordo com Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace.

Para o coordenador do Programa da autarquia, Francisco Oliveira, “as blitze também funcionam como um meio educativo, de conscientização voltada para a preservação do meio ambiente. Durante nossas abordagens, todos os condutores recebem nossas instruções para manterem seus veículos sempre regularizados, com suas manutenções atualizadas”, informa o Oliveira.

As blitze da Semace são realizadas pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento e contam com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC).

Ana Luzia Brito
Ascom Semace