119 veículos vistoriados e cinco multados em blitze da Semace de combate à fumaça irregular de veículos a diesel

17 de agosto de 2021 - 13:56

Para motoristas de veículos movido a diesel, manter a revisão do automóvel em dia é um ato de cuidado com o meio ambiente, além de evitar multa por poluição de fumaça tóxica. Nesse contexto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou na capital fortalezense, nos dias 16 e 17 de agosto, novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Preta, resultando em 119 veículos vistoriados e cinco multados por apresentarem índices poluentes acima do padrão.

As blitze foram realizadas pelos agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia com o Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC). As vistorias ocorreram nas avenidas Jornalista Tomás Coelho, Messejana, e Demétrio de Menezes, Antônio Bezerra, respectivamente.

As multas para os veículos que estiverem emitindo fumaça em excesso variam de R$ 2.046,60 a R$ 8.186,40. Os veículos autuados têm 15 dias – a contar da data da lavratura do auto de infração – para serem regulados e apresentados na Superintendência para uma nova vistoria. A medida tem com base a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace.

Há 31 anos, o Programa da Superintendência têm como objetivo coibir a emissão da fumaça preta de veículos movidos a diesel, tais como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam poluentes superior a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. O equipamento é constituído de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

De acordo com o coordenador do Programa, Francisco Oliveira, as blitze continuarão acontecendo durante todo o ano e atingindo outras cidades do Estado. O gestor alerta sobre a importância de manter sempre os veículos regulados. “Bicos e bombas defeituosos são os principais desgastes apresentados pelos automóveis vistoriados. A falta de manutenção acarreta no desgaste dos componentes de combustão, causando anomalias como essas”, conclui Oliveira.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace