Sema, Semace e parceiros vão trabalhar para certificar o litoral do Ceará com a Bandeira Azul

16 de agosto de 2021 - 10:25

Na manhã da sexta-feira (13), na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, o titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), se reuniu com representantes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), da ONG Winds for future, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Sema. Na pauta do encontro, a certificação internacional Bandeira Azul . “Vamos trabalhar e desenvolver projetos de educação ambiental, infraestrutura de saneamento, balneabilidade e segurança, para trazer a certificação para a praia do Cumbuco”, disse Bruno.

Segundo o Secretário “certificar nossas praias com a Bandeira Azul significa conquistar o maior reconhecimento mundial dedicado à gestão de praias”. De acordo com o site https://bandeiraazul.org.br/, o Programa Bandeira Azul Brasil é “um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo”. Para se qualificar para a certificação é preciso seguir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Como parte das ações de articulação indispensáveis à obtenção da certificação, que deve ocorrer num prazo de até 24 meses, a Prefeitura e Winds For Future tiveram reunião no dia 13 de agosto com a SEMA e Semace. A reunião contou com a participação de Artur Bruno, Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Leilane Barros, Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Yrwana Albuquerque, Secretária de Turismo e Cultura do Município de Caucaia, Liliane Farias e Louise Souza, da Semace e, ainda, André Farias, Deborah Lilienfeld e Rômulo Alexandre Soares, do Instituto Winds for Future (W4F).