Comitê de Integridade: Semace busca excelência na prestação de serviços à população

29 de abril de 2021 - 10:08

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) vem desde 2018 instrumentalizando ações em busca de um alinhamento consistente e aderente aos valores éticos compartilhados pela sociedade. Nesse contexto, a participação da autarquia no Programa de Integridade do Poder Executivo do estado do Ceará, instituído pela Portaria CGE nº 121/2018, de 14 de Junho de 2018, tem se somado a ações diversas que buscam o alcance dos seus objetivos estratégicos e a entrega de resultados esperados pela população, de forma regular, eficiente, transparente e proba.

Na ocasião, a Superintendência instituiu um Comitê de Integridade como instância colegiada com o objetivo de implementar instrumentos, processos e estruturas baseados em boas práticas de governança e compliance de controles internos da gestão e de gerenciamento de riscos à integridade. O Comitê conta com a participação da gestão superior, e de representantes das áreas de planejamento, comunicação, ética, administrativa e financeira, tecnologia da informação, jurídica e ouvidoria.

Dentre as diretrizes do comitê, a autarquia respondeu ao questionário elaborado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), resultando no documento de Diagnóstico de Integridade da instituição, que avaliou 11 componentes: Gestão Estratégica; Mapeamento e Padronização dos Processos; Gestão de Riscos; Monitoramento das Atividades e dos Resultados; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Patrimonial; Gestão de Tecnologia da Informação; Controle Interno e Ouvidoria; Transparência Pública e Comunicação; Aplicação do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual e Ações Anticorrupção, de Prevenção e de Combate a Fraudes e Responsabilização Administrativa.

O Diagnóstico de Integridade identificou forças e fragilidades da Semace, apresentando percentual de aderência global de 65.74%, que situa a instituição no nível GERENCIADO de Integridade. “As fragilidades e as oportunidades de melhoria detectadas na aplicação do Diagnóstico direcionaram a elaboração do Plano de Integridade da Semace, documento já apresentado à CGE para análise”, destaca o superintendente do órgão, Carlos Alberto Mendes.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a integridade é uma pedra fundamental da boa governança, uma condição para que todas as outras atividades da instituição não só tenham confiança e legitimidade, mas também que sejam efetivas.

A Semace continua olhando para frente, agora com o objetivo de elevar o nível de integridade, desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores e padrões e aumentar a qualidade na prestação dos serviços públicos”, conclui Carlos Alberto.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace