Por unanimidade, Coema aprova projeto de sistema de esgotamento sanitário da Cagece

5 de fevereiro de 2021 - 15:28

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou por unanimidade o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário das Sub-Bacias CE7, CE8, e CE9, em Fortaleza, de interesse da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagace), durante a 284ª reunião ordinária do colegiado, nesta quinta-feira (4/2). Ato todo foram 19 votos a favor, tendo apenas uma abstenção manifestada após a apresentação e discussão da proposta.

O projeto da Cagece visa a ampliação do SES na capital fortalezense através da coleta e tratamento dos efluentes das três bacias de esgotamento do Cocó, além de evitar a poluição dos recursos hídricos da Bacia do Cocó pelo aporte de efluentes sanitários. O plano objetiva abranger 12 bairros da cidade, perfazendo uma área total de 1.275,22 hectares, atendendo 172.291 habitantes até o ano de 2035.

A pauta também destacou apresentação e discussão do projeto de Extração de Quartzito para Rocha Ornamental, nos municípios de Uruoca e Moraújo – CE, de interesse da empresa Quartzblue Mineração Ltda. Membros do conselho pediram vistas para o projeto, que poderá ser novamente apreciado pelo colegiado numa próxima reunião ordinária ou extraordinária.

Em formato virtual, a reunião foi presidida pelo secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, contando com a presença do secretário do Conselho e superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, além de membros do Coema e da sociedade civil.

A reunião completa pode ser assistida no canal da Semace, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ap0q9PCcZ3U.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace