19 praias estão próprias para banho em Fortaleza

15 de janeiro de 2021 - 13:20


Dezenove praias estão próprias para banho em Fortaleza. É o que aponta o novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento. Semanalmente emitido pela Geamo da autarquia, o documento apresenta a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário da orla marítima fortalezense.

Ao todo, são 32 locais monitorados pela Semace. As análises seguem o padrão exigido pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Leste e Centro são os trechos que mostram mais pontos próprios, com destaque para a praia de Sabiaguaba até o Farol, e do espigão da Av. Desembargador Moreira, passando pela Volta da Jurema, até o Aquário, respectivamente.

Centro e Oeste já apontam postos com maior quantidade de praias impróprias. Entre os postos 12 ao 15, que compreendem os trechos entre Praia dos Botes e o Farol, passando pela Volta da Jurema até a foz do Riacho Maceió, a superintendência adverte como não próprias para banho. A Barra do Ceará, ponto bastante frequentado para a prática de surfe, por exemplo, também se destaca por se apresentar imprópria.

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

A Semace recomenda que, antes de qualquer recreação ao mar, banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira o boletim completo no link.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace