Semace disponibilizará informações ambientais em plataforma científica

18 de setembro de 2020 - 16:47 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Reunião virtual na tela do computadorA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) disponibilizará dados ambientais produzidos ou armazenados na autarquia, dentro de uma plataforma aberta ao público por meio da internet. A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (17), durante reunião entre representantes da Semace e do programa Cientista-Chefe Meio Ambiente.
 
Serão oferecidos dados sobre o licenciamento e a fiscalização ambiental realizados pela Semace, em mais de 30 anos de atuação. Informações sobre o monitoramento das praias, dos rios e da qualidade do ar também serão oferecidos. A parceria integra a autarquia ao sistema de informações geográficas (websig), em desenvolvimento no âmbito do programa.
 
Os dados geográficos custodiados pela Semace são gerados de acordo com as normas técnicas e têm caráter científico. São um patrimônio imaterial de grande relevância para a consulta de entes do Estado, do mercado e da sociedade ou para a pesquisa científica. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e outros órgãos estaduais também participam.

Linha de costa

A Semace também participará do esforço de levantar e acompanhar a dinâmica da linha de costa do litoral do estado. A linha imaginária indica o avanço e o recuo do mar sobre a praia ao longo do tempo. O parâmetro é citado na legislação ambiental e serve para as decisões relacionadas ao planejamento costeiro e marinho.
 
“Nem todos os estados brasileiros possuem essa linha de costa levantada, e isso é fundamental para permitir uma maior fiscalização e controle do uso e ocupação”, afirmou o doutor em ciências marinhas tropicais, Eduardo Lacerda, que integra o grupo de pesquisadores do Cientista Chefe Meio Ambiente.