Semace devolverá à natureza quatro arraias apreendidas na estrada

6 de agosto de 2020 - 11:01 # # #

Alberto Perdigão Assessor de Comunicação da Semace (85) 3101-5554

Arraia em recuperação no tanqueA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) devolverá à natureza quatro arraias, resgatadas das mãos de traficantes de animais, durante uma barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A apreensão ocorreu, na noite de terça-feira (4), em Sobral. Os animais eram transportados do interior do Piauí para Fortaleza, em sacos plásticos com pouca água e sem a renovação do oxigênio. Os responsáveis foram entregues à Polícia Civil e responderão pelo crime ambiental.

As arraias foram identificadas por técnicos da Semace. São filhotes de cerca de 15 centímetros da espécie Potamotrygon motoro, que vive em água doce, em estados como Pará e Maranhão. Os animais não apresentaram sinais de doença ou ferimentos. Eles foram abrigados em tanques da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA), em Sobral, onde se recuperam do estresse. E ficarão em observação, até a localização de um rio onde possam viver com segurança.

Operação

Os animais foram apresentados, nesta quinta-feira (6), diretor regional da Semace em Sobral, Cleverton Caçula, que fez um balanço da operação. “A Semace buscou parceiros para prolongar a vida destes animais, visto que o oxigênio disponível nos sacos plásticos não passaria das 23 horas de terça-feira”, afirmou o diretor. “Estamos articulando com outros estados para, em momento oportuno, elas serem devolvidas ao seu habitat natural”, concluiu.