Entrevista: Satisfação do cliente como resultado da “transformação digital”

12 de maio de 2020 - 12:49 # # # # # # #

Alberto Perdigão Assessor de Comunicação da Semace (85) 3101-5554

Superintendente Carlos Alberto MendesOs resultados positivos da pesquisa de satisfação apresentados, nesta terça-feira (12), são um reflexo da “transformação digital” por que passa a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), desde 2018. A avaliação foi feita pelo superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes, em entrevista ao site da Semace. Mendes adiantou que o projeto de inovação e automação dos processos e sistemas seguirá até que a Semace se torne “100% digital”.
 
A sondagem foi realizada com clientes que usaram o sistema de licenciamento eletrônico da Semace, em 2019, com o objetivo de avaliar o grau de satisfação do empreendedor e identificar pontos que podem ser aperfeiçoados. Cinco itens foram avaliados: transparência, comunicação, sistema on-line, checkist (orientação relacionada à documentação exigida) e análise técnica. Os conceitos atribuídos foram de quatro ou cinco estrelas, numa escala de um a cinco.

Entrevista

Como a Semace recebe o resultado dessa pesquisa?
Considero esta edição da Pesquisa de Satisfação de 2019 um excelente termômetro do nosso desempenho no ano de 2019. Está nos mostrando que estamos, sim, no
caminho certo e que a Semace está evoluindo.
 
Qual é a importância dessa pesquisa?
A pesquisas de satisfação vem se constituindo importante ferramenta para a gestão. Estabelecer um canal de diálogo, valorizando os clientes e conhecendo suas principais dificuldades, proporciona à Semace maiores chances de acertar no oferecimento de serviços, principalmente no que diz respeito ao licenciamento.
 
O resultado mede o reflexo do licenciamento eletrônico?
Desde o ano de 2018, a Semace estabeleceu um novo desafio. O foco agora está na busca pela transformação digital. Nossa intenção é, no curto e médio prazos, ser um dos primeiros órgãos do Governo do Estado a ser 100% digital, com um portfólio de serviços on-line que atenda aos clientes mais distantes fisicamente da Semace.
 
O que o senhor chama de transformação digital?
A transformação digital vem em resposta à demanda da sociedade, de facilitar o acesso aos serviços da Semace. Boa parte de nossos clientes estão distantes e, muitas vezes, precisam pagar valores considerados altos a terceiros, para acompanhar os processos. Com essa mudança, isso está mudando.