Semace indica observar praia antes do banho de mar

4 de outubro de 2019 - 16:35 # # # # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Técnicos da Semace recolhem flocos de óleo na Praia do FuturoA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) orienta o banhista que frequenta a Praia do Futuro a observar a ocorrência de óleo na areia, antes da decisão de tomar banho de mar. O alerta está sendo divulgado, depois que técnicos da Semace avistaram flocos de óleo, naquele trecho da zona leste da orla de Fortaleza. O avistamento ocorreu durante a coleta de amostras da água do mar, que são analisadas, semanalmente, pela Semace, para indicar a balneabilidade das praias.
 
De acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, que define o método e os parâmetros da balneabilidade, a praia é considerada imprópria para banho, quando é avistado lixo na faixa de areia. “O óleo tem o agravante de ser classificado como material perigoso”, afirma o diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi. “Como esse material pode aparecer e desaparecer da praia, conforme os dois movimentos diários da maré, pedimos que o banhista fique atento e evite o contato com o óleo”, completou.
 
O alerta da Semace é feito, um mês depois do primeiro avistamento do óleo nas praias de Fortaleza. A situação é considerada sob controle, desde o dia 26, quando técnicos da autarquia realizaram um sobrevoo no litoral do estado e não viram manchas de óleo se aproximando das praias.
 
Nesta sexta-feira (4), a Semace fez um mutirão de limpeza da Praia do Futuro, nos oito quilômetros que separam o Caça e Pesca e o Titanzinho. A ação de caráter preventivo pode voltar a ser realizada por uma equipe mantida de plantão na autarquia, sempre que for avistado óleo nas praias.
 
As informações devem ser passada à Semace pelo telefone 0800.2742233.

Boletim de balneabilidade

De acordo com o boletim de balneabilidade de Fortaleza, divulgado pela Semace, nesta sexta-feira (4), os onze trechos da zona leste da orla estão impróprios para banho. A zona inclui toda a Praia do Futuro. A ocorrência de óleo na faixa de areia é a causa da reprovação de dez dos onze trechos analisados. Não houve o avistamento de óleo nas duas outras zonas litorâneas monitoradas pela Semace.
 
Na zona centro, a situação é favorável, com oito trechos próprios para banho, do total de nove examinados. Esta zona inclui as praias do Mucuripe, Meireles e de Iracema. Não houve coleta da água do mar no trecho que vai do espigão da avenida Rui Barbosa à rua José Vilar. Na zona oeste, que vai do Centro à Barra do Ceará, das dez praias analisadas, quatro dão condição de banho.
 
Consulte o boletim completo aqui.