Semace fará limpeza da Praia do Futuro

3 de outubro de 2019 - 18:07 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Técnica da Semace examina área da praia em busca de flocos de óleoA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizará, nesta sexta-feira (4), um mutirão de limpeza da Praia do Futuro. O objetivo é retirar restos do óleo vistos no trecho da orla de Fortaleza mais frequentada e melhorar a condição de banho no fim de semana.
 
As informações dos pontos mais afetados pelo óleo foram passadas por frequentadores, pelo telefone 0800.2752233. A operação ocorre cinco dias depois do primeiro mutirão da Semace, que removeu óleo de nove praias do estado.

Como será a operação

A limpeza será realizada, a partir das 9 horas, no início da baixa da maré, quando é possível ver novos flocos de óleo jogados pelo mar, durante a maré alta, e antes que a areia da praia cubra o resíduo. Vinte servidores capacitados e com equipamentos de proteção individual percorrerão oito quilômetros de praia, entre o Titanzinho e o Caça e Pesca.
 
As informações colhidas pela Semace indicam que o óleo está espalhado em pequenos volumes e estado pastoso. As condições exigem a coleta do resíduo floco por floco. O material será acondicionado em tambores e remetidos para queima, no forno de uma fábrica de cimento licenciada pela Semace para substância perigosa.