Semace aponta praias aprovadas para banho no fim das férias

26 de julho de 2019 - 10:28 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Praia com sol e mar abertoNeste último fim de semana das férias escolares, o banhista deve ficar atento, na hora de escolher onde tomar banho de mar, na orla de Fortaleza. Dezesseis praias estão próprias para banho, segundo informa o boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (26), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A autarquia monitora 31 pontos da capital.

Na zona leste, que corresponde à extensa Praia do Futuro, o alerta vai para os extremos do Farol e do Caça e Pesca. Na zona centro, onde se concentram os hotéis, ocorre uma alternância entre praias próprias e impróprias. E na zona oeste, a condição de banho é favorável nas praias localizadas entre o Centro e a Escola de Aprendizes Marinheiros.

Como é feito o exame

Os critérios de balneabilidade utilizados estão descritos na Resolução Conama nº 274/2000. A praia é própria, quando a amostra de água apresenta até 1 mil coliformes termotolerantes por 100 mililitros. Para constar do boletim como própria a praia deve estar aprovada em, pelo menos, quatro dos cinco exames mais recentes.

São impróprias as amostras que não atingem o perfil ou que apresentam proporção superior a 2,5 mil coliformes por 100 mililitros. A praia também é condenada, quando são avistados esgoto, resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho. Os técnicos da Semace visitam os pontos e coletam amostras às segundas-feiras pela manhã.