Transparência: Semace divulga relatório de desempenho

8 de fevereiro de 2019 - 10:06 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Capa do Relatório de Desempenho da SemaceA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) publicou, nesta sexta-feira (8), o Relatório de Desempenho de Gestão da autarquia, referente ao quadriênio 2015 a 2018. O período corresponde ao primeiro mandato do governador Camilo Santana, quando ocuparam a Superintendência da Semace Ricardo Araújo (2011-2018) e Carlos Alberto Mendes, que segue respondendo pelo pela autarquia.
 
O relatório de 71 uma páginas foi publicado apenas em versão eletrônica. Está organizado em oito capítulos e anexos. Os capítulos tratam das realizações relacionadas ao Planejamento Institucional, ao Escritório de Projetos, ao Licenciamento Ambiental, ao Monitoramento Ambiental, à Fiscalização Ambiental, à Gestão Florestal e incluem as ações das áreas da Tecnologia da Informação e da Procuradoria Jurídica.
 
Entre as realizações em destaque está a adoção de novas ferramentas de tecnologia da informação, como o processo eletrônico, que simplificou e apressou o atendimento para empreendedores interessados em obter licenças ambientais. O relatório também cita a manualização de normas e procedimentos do licenciamento, monitoramento, fiscalização ambiental e da gestão florestal, que agilizaram e deram segurança à prestação dos serviços.
 
“Aliando empenho técnico e tecnologia da informação, várias iniciativas vêm transformando nossa forma de trabalhar”, afirma a Apresentação do relatório. O relatório completo está disponível aqui.

O que diz o relatório

Transparência – O quesito transparência também merece destaque, quando viabilizamos o acesso aos nossos sistemas – SIGA e NATUUR – por parte do Ministério Público estadual, a fim de facilitar o trabalho desse órgão nas ações de interface com a Semace.
 
Ética – A Semace integra o Projeto Piloto do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, sob a coordenação da CGE, com a finalidade de tornar mais eficientes nossas ferramentas de controle e gestão.
 
Planejamento – Também envidamos esforços na área de planejamento quando elaboramos a Agenda Estratégica da Semace – 2017/2022: Olhando para o Futuro, cujo propósito foi atualizar o planejamento do órgão.
 
Coordenação – Além disso, foi criado o Escritório de Projetos da Semace cuja tarefa tem sido coordenar a execução dos Programas, Projetos e Ações que compõem a Agenda Estratégica.