Semace amplia o número de análises e agiliza licenciamento

3 de janeiro de 2019 - 10:02 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Técnicos da Semace fazem análise em um dos laboratório do órgãoO número de relatórios de análise e monitoramento (Ramas) examinados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) cresceu em 1.128%, de janeiro a novembro de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram verificados, no período, 8.241 Ramas, frente aos 671 de 2017. A informação é do balanço parcial da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace (Geamo), emitido nesta quinta-feira (3).

O Rama é uma autodeclaração apresentada pelo empreendedor interessado em tirar ou renovar licenças ambientais. De acordo com o balanço da Semace, do total de análises concluídas, 5.164 estavam paradas, há pelo menos cinco meses. Com o resultado, empreendimentos públicos e privados puderam ser realizados com a garantia da sustentabilidade ambiental, abrindo vagas de trabalho e gerando renda no estado.

Segundo o gerente da Geamo, Gustavo Gurgel, uma das explicações para o aumento do resultado é digitalização dos processos de licenciamento. “Até o ano passado (2017), o processo era físico, e o interessado vinha à Semace dar entrada no pedido de licenciamento e, então, fazia o Rama”, lembrou o gerente. “A partir de 2018, o próprio empreendedor passou a responder o relatório, on-line, que é muito mais rápido”, completou.

Recorde

Outro avanço realizado pela gerência em 2018, foi o aumento no número de parâmetros analisados no monitoramento ambiental, que chegou ao número recorde de 7.721, até novembro. Na lista, estão os parâmetros analisados nos exames de praias e recursos hídricos. “Melhorar o monitoramento é de fundamental importância para empresas e para o poder público, na elaboração de políticas públicas e de auditorias”, finalizou Gurgel.