Semace orienta usuários do Sinaflor

26 de junho de 2018 - 16:17 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Na imagem, uma mulher aponta para uma tela onde se apresenta a plataforma virtual do Sinaflor. Ela gesticula para duas pessoas sentadas em cadeiras. Um homem e uma mulher

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) disponibilizou um serviço de consultoria presencial para tirar as dúvidas dos usuários do novo Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). O sistema do IBAMA entrou no ar na internet, no dia 2 de maio passado, virtualizando todos os procedimentos exigidos dos produtores, para solicitar autorizações e prestar contas das atividades realizadas.

As consultas explicam o acesso e o uso do Sinaflor. As audiências são realizadas nos horários de 8 às 12 e de 13 às 17 horas, na sede da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 – bairro de Fátima), por meio de agendamento prévio, pelos telefones (85) 3264.8740 e 3101.5546. Os interessados que moram no Crato ou Sobral e cidades do entorno podem procurar o atendimento nas diretorias da Semace nestas cidades. O serviço é gratuito.

Manuais

De acordo com a gerente de Cadastro e Extensão Florestal da Semace, Conceição Silva, antes de agendar a consulta, o interessado nos esclarecimentos deve conhecer o novo sistema, por meio dos manuais do Sinaflor disponíveis no site do Ibama, em: http://www.ibama.gov.br/flora-e-madeira/sinaflor/sobre-o-sinaflor#manuais.

Outra recomendação da gerente é que o empreendedor e o responsável técnico estejam regulares junto ao Cadastro Técnico Federal do Ibama, antes de receber a consulta presencial. “Sem o cadastro, o usuário poderá até saber como entrar no sistema e fazer os procedimentos, mas os processos não vão andar, por falta do cadastro atualizado”, explicou.