Alunos da Unilab participam de curso promovido pela Semace sobre o CAR

14 de abril de 2016 - 16:46

IMG-20160414-WA0047Qui, 14 de abril de 2016, 16h45

Estudantes do curso de agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) estão participando de um curso promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e práticas florestais a partir do Código Florestal Brasileiro. A capacitação está ocorrendo na sede da instituição de ensino, nos dias 14 e 15. A ação é primeira após a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Semace e a Unilab, firmado no final de março. Todo o conteúdo está sendo ministrado pelas engenheiras florestais dessa autarquia, Marcela Mendonça e Jaine Cubas.

O objetivo da capacitação é otimizar as ações do CAR junto aos 32 alunos do curso de agronomia, que em sua maioria são oriundos de municípios da região do Maciço de Baturité, para que eles se tornem multiplicadores em suas áreas de atuação. Além de toda a parte teórica, os participantes realizarão atividades práticas no Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) 2.1, programa disponível na internet e utilizado para a concretização dos cadastros.

A turma que está participando da capacitação cursa a disciplina de práticas agrícolas, tendo como docentes Virna Braga Marques, Antônio Marcelo Cavalcanti Novaes e Rafaella da Silva Nogueira. Os professores já desenvolvem atividades em comunidades da região, com periodicidade semanal, possibilitando aos alunos aplicarem seus conhecimentos e habilidades. Estas ações visam estimular os proprietários e/ou posseiros utilizarem a propriedade dentro dos padrões de sustentabilidade, incluindo os aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Mutirão para realizar cadastros

Após esta etapa, um mutirão para ajudar pequenos proprietários rurais, cujas propriedades não ultrapassem quatro módulos fiscais, está sendo planejado para o próximo dia 29 de abril. Além disso, há a ideia de elaborar um plano de ação a ser desenvolvido com o acompanhamento técnico da Semace e da Unilab nos próximos 12 meses junto às comunidades agrícolas já atendidas nos trabalhos de campo da disciplina.

Para a coordenadora do CAR na Semace, Tereza Farias, esta experiência com o Cadastro Ambiental Rural deve servir de modelo para outras ações desenvolvidas pelas duas instituições envolvendo temas como licenciamento, monitoramento a fiscalização ambiental.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov