Sobral é contemplada com curso de formação do CAR

12 de outubro de 2015 - 08:00

Sex, 09 de outubro de 2015, 16:52

Em Sobral, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou curso de formação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), contemplando o total de 18 técnicos daquela região. O treinamento ocorreu no Instituto Federal do Ceará do município e teve como objetivo formar multiplicadores que auxiliem de forma gratuita os pequenos proprietários rurais (até quatro módulos fiscais) a se cadastrarem no CAR e divulgarem as questões relativas ao cadastramento.

A capacitação contou com a parceria da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP) e foi ministrada pela engenheiras florestais da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace Marcela Eberius e Jaine Cubas. Ao todo o curso fornece 40 horas/aula. Na sexta-feira (09) foi realizado mutirão de cadastramento, no intuito dos alunos auxiliarem os produtores a se cadastrarem sobre a supervisão das instrutoras da Superintendência.

Durante sua programação, o curso explanou as temáticas: Importância Social e Econômica do CAR, Legislação Ambiental aplicada ao CAR, Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), Noções de Geoprocessamento ao CAR, além de exercícios voltados para a prática.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

Mobilização

De acordo com a Diflo, é realizado um trabalho de mobilização pela Semace em parceria com técnicos dos municípios, representantes de sindicatos de trabalhadores e entidades estaduais. Nessa etapa são apresentados os conteúdos programáticos focados na nova lei do Código Florestal nº 12.651 de 2012 e definidos o perfil do participante, bem como a co-responsabilidade no processo de divulgação e realização do CAR para os proprietários/posseiros com área de até quatro módulos.

Em parceria com os municípios, a Autarquia participa também de entrevistas em rádios locais.

Saiba mais

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546. A Semace inicia o atendimento nos escritórios regionais localizados no Crato e Sobral, além da sede em Fortaleza, na Diretoria Florestal.

No site da Autarquia, o cidadão pode saber mais ou até mesmo acompanhar informações atualizadas através da aba de “Serviço”, localizada no lado direito, no item intitulado “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov