Projeto de apoio ao crescimento econômico e sustentabilidade no Estado é apresentado na Semace

2 de abril de 2014 - 14:09

02/04/2014

Na manhã desta terça-feira (01), técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) reuniram-se com uma representante do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, que fez apresentação do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade do Estado do Ceará (PFOR-R) firmado com o Banco Mundial. O conteúdo foi ministrado pela coordenadora do Programa de Resultados do PFOR-R, Cristina Medeiros, e contou com explanações dos técnicos da Autarquia, Tiago Bessa (Diretoria de Fiscalização), e Maurício Gifoni (Assessoria de Desenvolvimento Institucional).

O Projeto tem como objetivo garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, programados no PPA 2012 – 2015, de forma a promover um crescimento econômico que privilegie a inclusão social e seja ambientalmente sustentável. Esse objetivo já foi, em parte, financiado pelo BIRD nos Projetos SWAp I (2005 – 2007) e SWAp II (2009 – 2012), cujo foco foi o apoio à Inclusão Social e o Crescimento Econômico.

A proposta é continuar avançando nos principais indicadores sociais do SWAp I e II, para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Estado do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas. Segundo Cristina Medeiros, ele contemplará quatro áreas: Gestão Pública, Crescimento Econômico, Sustentabilidade Ambiental e Redução das Desigualdades Sociais.

A Semace e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), órgãos de meio ambiente do Estado, serão contemplados com recursos deste Projeto. Na Superintendência, os técnicos Tiago Bessa e Maurício Gifoni são responsáveis pelo monitoramento e administração das metas da autarquia. Os agentes também representam a Superintendência no Comitê de Segurança Hídrica do Estado, como também, no Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do Projeto PforR juntamente com outros órgãos do Estado, participando ativamente de reuniões e atividades que promovam a sustentabilidade no Ceará.

Antes das explicações, o Superintendente da Semace José Ricardo Araújo destacou a importância e benefícios dos recursos financeiros para diminuir as desigualdades no Estado, bem como salientou o empenho de todos os técnicos para o cumprimento das metas da Autarquia. Segundo ele, o Projeto facilitará investimentos para capacitações e a produção de manuais de procedimentos, que terão como intuito o bom funcionamento das atividades da Superintendência.

Saiba mais

O estado do Ceará contratou em dezembro de 2013 uma operação de crédito com o Banco Mundial, no valor de US$350 milhões, tendo como base o foco em resultados, para apoiar o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR Ceará). Mais informações sobre o Projeto: http://www2.ipece.ce.gov.br/projetos_banco_mundial/index.htm.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov