Semace atende pedido de Cid Gomes e dá apoio em operação de desencalhe de baleia no litoral do Estado

2 de setembro de 2013 - 16:42

02/09/2013

Na tarde da sexta-feira do dia 30 de agosto, o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) José Ricardo Araújo, a pedido do Governador Cid Ferreira Gomes, enviou técnicos da autarquia ao município de Trairi (localizado a 124,5 km de Fortaleza), para dá apoio na operação de resgate de uma baleia encalhada na praia de Flecheiras daquela região. Na ocasião, os técnicos das diretorias Florestal (Diflo) e de Fiscalização (Difis) da Semace chegaram ao local, onde foram recebidos pelo Governador Cid Gomes, e logo em seguida deram cobertura logística no intuito de salvar o animal.

A baleia jubarte, com 9,5 metros e pesando cerca de 20 toneladas, estava encalhada desde a manhã da sexta-feira (30). Na manhã do sábado (31), com a disposição de uma escavadeira, dois barcos e um bote, foi realizada uma tentativa de desencalhe, durante a maré alta, porém, sem sucesso.

O animal, já debilitado, entrou em choque e não resistiu, morrendo, na manhã do domingo (1º), por volta das 11h. De acordo com a gestora ambiental do setor de fauna da Diflo, Flávia Prado, no mesmo dia, toda a logística de equipamentos e pessoal estavam preparadas para tentar, pela segunda vez, o desencalhe do mamífero, que seria durante a maré alta, por volta de 13h. O superintendente da Semace Ricardo Araújo também esteve presente no local.

O enterro da baleia ocorreu na manhã desta segunda-feira (02).

A operação foi coordenada pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos –  Aquasis. A Semace realizou a articulação para o apoio logístico. Agentes do Corpo de Bombeiros, Ciopaer e PMTUR, além de moradores e pescadores da comunidade local colaboraram durante as operações. A Ceará Portos e as empresas Tractbel, Cortez Engenharia, Lomacon, Brasimar disponibilizaram os equipamentos utilizados.

Saiba mais

Nesta época do ano, baleias dessa espécie costumam migrar para áreas mais quentes. De acordo com Flávia Prado, as jubartes se reproduzem ao longo da costa Nordeste do país.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov