Audiência Pública discute licenciamento de projeto de extração de calcário em Limoeiro do Norte

7 de junho de 2013 - 16:26

07/06/2013

Na quarta-feira, dia 5 de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam), presidiu audiência pública referente ao processo de licenciamento ambiental do “Projeto de Extração de Calcário na Localidade de Fazendas Sabonete I e II”, de responsabilidade da empresa Carbomil S/A, no município de Limoeiro do Norte. O evento ocorreu a partir das 14h00, na Escola de Ensino Fundamental César Cals Neto, localizada na Fazenda Baixa Grande/Zona Rural, Chapada do Apodi daquela região.

O momento foi uma oportunidade de os moradores da localidade conhecerem com precisão o Projeto proposto pela Carbomil, bem como o seu Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima). Na ocasião, o geólogo da consultoria contratada pela empresa, José Celso Favali, fez a apresentação do Projeto com a explanação de seus aspectos e imagens. Segundo ele, o empreendimento terá um avanço controlado, com ciclo de deterioração curto e pontual.

A área do Projeto está localizada na região este do Ceará, nas proximidades do limite do Rio Grande do Norte, sendo o acesso feito de Fortaleza pela rodovia BR-116, em distância de 199,0km, até a rodovia estadual CE-265, percorrendo-se 6,0 km até Limoeiro do Norte. Em sua fase de implantação, o Projeto irá interferir no solo, com aspectos como limpeza, terraplanagem do terreno e escavações rasas. De acordo com a Carbomil, a instalação do empreendimento irá contratar prioritariamente moradores da região, qualificar a mão de obra local, além de desenvolver Programa de Educação Ambiental junto aos trabalhadores da mina, no intuito de preservar o ecossistema na área do empreendimento.

Ao final da apresentação do projeto, o supervisor do Nuiam, Ivan Botão, explicou para os participantes do evento a importância do momento, para que possíveis dúvidas ou sugestões pudessem ser discutidas naquele instante. “A audiência pública é um instrumento que faz parte do licenciamento ambiental, é um pré-requisito para que o Estudo seja aprovado e apreciado pelo Conselho de Meio Ambiente, o Coema”, ressaltou.

Os participantes da audiência não manifestaram discordância em relação ao empreendimento. Em comum acordo, eles informaram que a empresa Carbomil tem colaborado para os aspectos econômico e social daquela região.

Vistoria

Antes da audiência pública, no período da manhã, técnicos da Semace fizeram uma vistoria no local do referido projeto para fazer um diagnóstico ambiental em relação ao meio biótico, físico, sócio e econômico.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov