Primeira operação do ano no Cariri autuou 27 por excesso de fumaça
28 de janeiro de 2013 - 16:29
28/01/2013
No período de 22 a 24 de janeiro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou mais uma operação do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente.
As blitze foram as primeiras na região do Cariri em 2013. Ao todo, foram vistoriados 388 veículos, resultando na autuação de 27. O programa tem como objetivo diminuir da poluição atmosférica gerada pela emissão de fumaça negra dos automóveis que utilizam como combustível o diesel. As multas foram aplicadas aos veículos que apresentaram índice de fumaça preta superior a 60% da Escala de Ringelmann Reduzido.
As multas variam de R$ 1.328 a R$ 5.315 de acordo com a quantidade de fumaça emitida pelo automóvel. As vistorias contaram com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e os respectivos departamentos municipais de Trânsito.
Redução da multa
De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os proprietários que apresentarem seus veículos à autarquia no prazo de 15 dias, a contar da autuação, devidamente regulados para uma segunda medição do índice de fumaça, terão a multa reduzida em 50%.
Fhilipe Augusto e Klenny Ellen
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov