27 veículos flagrados pela Semace emitindo fumaça acima do permitido em Fortaleza
19 de outubro de 2012 - 14:30
19/10/2012
Quatro avenidas de Fortaleza com intenso fluxo de veículos movidos a diesel foram escolhidas pela equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace) para a realização de blitze de terça (16) a sexta-feira (19). As ações ocorreram, respectivamente, nas avenidas João Pessoa, José Bastos, Frei Cirilo e Presidente Castelo Branco, totalizando 497 vistoriados e 27 multas, sendo cada uma no valor de R$ 1.239,33.
Segundo Francisco de Oliveira, coordenador do programa, o objetivo da Semace é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos do ciclo diesel que circulam com seus motores desregulados poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde humana.
Vistoria
Para fazer a medição da quantidade de fumaça emitida pelo veículo, o técnico da Semace compara a cor do material expelido pelo carro com uma das cinco colorações contidas na escala de Ringelmann Reduzido, que variam do cinza claro ao preto total. Caso o teste apresente um resultado que fique dentro das tonalidades dos dois primeiros índices da escala, o veículo é liberado, pois encontra-se dentro dos padrões. Contudo, caso ele se enquadre em uma das últimas três, o proprietário do automóvel recebe uma multa que varia de acordo com o nível da poluição.
Mas o responsável pelo carro autuado pode conseguir uma redução de 50% do valor da multa. Para que isso ocorra, é preciso que o veículo seja levado para uma nova vistoria na sede da Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, e o nível de emissão de fumaça fique dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.
Apoio
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) auxiliou a Semace durante a realização das quatro blitze em Fortaleza.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov