11 carros multados por excesso de fumaça
3 de setembro de 2012 - 13:46
03/09/2012
No período de 28 a 31 de agosto, a Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Canindé, Santa Quitéria, Varjota e Umirim, respectivamente. Dos 438 carros vistoriados, 11 foram autuados por estarem emitindo fumaça acima do permitido pela legislação. O objetivo da autarquia é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel.
Para medir o índice de poluição, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião, os técnicos da autarquia fazem uma comparação da cor da fumaça expelida pelo carro com um dos níveis da escala. Os dois primeiros, de tonalidades mais branda, indicam que o automóvel está dentro dos padrões. Já os três seguinte apontam excesso na emissão. Nesses casos, o responsável recebe uma multa, que varia de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,33.
Porém, esse valor pode ser reduzido em 50%. Para que isso ocorra, é necessário que o veículo seja levado para uma nova vistoria na Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação. Caso constatado que o índice de fumaça está de acordo com o que a legislação permite, o proprietário é beneficiado com o abatimento.
Apoio
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) auxiliou a Semace durante os quatro dias de fiscalização.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov