Semace realiza palestra sobre o novo Código Florestal em Juazeiro do Norte
24 de julho de 2012 - 15:41
24/07/2012
Em Juazeiro do Norte, nos dias 18 e 19 de julho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da sua Diretoria Florestal (Diflo), proferiu palestra sobre o novo Código Florestal para técnicos e fiscais da Autarquia de Meio Ambiente (Amaju) da região. O evento teve como objetivo esclarecer normas estabelecidas pela nova lei em relação ao processo de licenciamento da atividade florestal, que será realizado pelo município.
Durante a apresentação, foram explanados novos conceitos introduzidos na lei, a exemplo de área rural consolidada, pequena propriedade rural familiar, uso alternativo do solo, manejo sustentável, vereda, manguezal, salgado ou marismas tropicais hipersalinos, apicum, olho d’água, leito regular, área verde urbana, várzea de inundação ou planície de inundação, faixa de passagem de inundação e relevo ondulado.
Também foram apresentados os novos parâmetros estabelecidos para as áreas de preservação permanente em relação as faixas marginais de qualquer curso d’água natural, bem como as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais e as situadas no entorno dos reservatórios d’água artificiais. Além disso, a palestra ressaltou questões referentes a supressão de vegetação para uso alternativo do solo, cadastro ambiental rural (CAR), exploração florestal, controle da origem dos produtos florestais, proibição do uso do fogo e do controle dos incêndios, controle do desmatamento, agricultura familiar, entre outros.
O evento foi uma solicitação do diretor da Amaju, João Josa, e contou com a participação dos engenheiros agrônomos da Semace, Leonardo Ferreira e Anderson dos Santos (Diretoria do Crato).
Klenny Ellen Alves
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov