Reunião define ações do convênio para Revitalização da Cobertura Vegetal Nativa em Irauçuba
10 de julho de 2012 - 14:59
10/07/2012
Na quinta-feira (5), a Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), por meio de sua Diretoria Florestal (Diflo), se reuniu com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Convivência com o Semiárido (Sema) de Irauçuba, Caetano Rodrigues de Sousa, para definir o cronograma de execução de algumas das ações previstas no “Convênio para Revitalização da Cobertura Vegetal Nativa Através da Recomposição das Matas Ciliares e Enriquecimento das Áreas Destinadas a Compor a Reserva Legal”, firmado junto ao Banco do Nordeste (BNB).
Na oportunidade, o Diretor Florestal da autarquia, Raimundo Costa, e o Engenheiro Agrônomo André Pereira, realizaram uma vistoria técnica de uma área da região escolhida para a instalação de um viveiro de mudas, contemplado pelo convênio. Ficou estabelecido ainda que a Semace vai promover em agosto deste ano um ciclo de palestras e seminários na região com o objetivo de estimular a consciência ambiental entre as comunidades envolvidas.
O convênio é fruto de uma parceria da Semace com o Banco do Nordeste (BNB) e conta com o apoio da Prefeitura de Irauçuba. O financiamento veio por meio de edital lançado pelo banco, e a escolha de Irauçuba como município pioneiro se deu por conta do processo avançado de desertificação na região. O projeto poderá se estender por outras localidades.
Saiba mais
O projeto foi aprovado pelo BNB em 2011 e aditivado até abril de 2013. O objetivo principal é minimizar os impactos ambientais na região, especificamente do açude Jerimum e do rio Caxitoré. A ação prevê a implantação de um viveiro florestal de mudas nativas, incentivar o cultivo de essências florestais, viabilizar a recomposição das matas ciliares e fortalecer a recuperação da cobertura vegetal nativa.
Glaydson Galeno
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov