Semace discute licenciamento ambiental e novo Código Florestal na UFC

6 de junho de 2012 - 14:32

06/02/2012

Ontem (05), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente no workshop “Uso e ocupação do solo em Fortaleza: o novo Código Florestal e a vegetação urbana”, realizado no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, o titular da autarquia, José Ricardo Araújo, ministrou palestra com o tema “Principais Inovações do Processo de Licenciamento Ambiental” para estudantes, técnicos e representantes de órgãos ligados ao assunto.

Em sua apresentação, Ricardo falou sobre procedimentos da superintendência tais como: agendamento eletrônico, fluxo de processos, fiscalização, atendimento, criação de câmaras técnicas temáticas, atualização da Resolução Coema Nº 08 de 2004 e aquisição de equipamentos que otimizam ações da autarquia. “Hoje, a Semace é um dos órgãos de meio ambiente mais bem equipados do Brasil”, disse o gestor do órgão com base em sua experiência de mais de 25 anos na área ambiental, tendo atuado também no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Após a palestra, os participantes tiveram um momento para esclarecer dúvidas sobre a Semace e suas atribuições. Na ocasião, além de Ricardo, o assessor especial da superintendência Tiago Felipe também colaborou com os esclarecimentos.

O encontro oportunizou também uma mesa redonda composta pelo superintendente e representantes da UFC, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb-SP), Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Semam) e Ministério Público do Estado do Ceará.

Workshop

O “Uso e ocupação do solo em Fortaleza: o novo Código Florestal e a vegetação urbana”, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (Pet) Conexões de Saberes da Engenharia Ambiental MEC/SESu e Pró-Reitorias de Graduação e Extensão, ocorreu no período de 4 a 6 de junho. No dia 6, além do período da tarde, a Semace se fez presente no período da manhã, com a participação do superintendente adjunto Arilo Veras, em uma mesa redonda com demais participantes do evento.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov