Blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra flagram 16 veículos no Interior
30 de abril de 2012 - 11:06
30.04.2012
No período de 24 a 27 de abril, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento, realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Russas, Icó, Iguatu e Limoeiro do Norte, respectivamente. Na oportunidade, 445 carros foram vistoriados. Desse total, 16 acabaram sendo autuados por estarem emitindo material particulado do escapamento acima do permitido.
O objetivo da Semace ao promover essas ações é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel, através do sistema de escapamento. Para monitorar a intensidade de fumaça negra emitida, a autarquia utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, que contém cinco níveis colorimétricos, variando do cinza claro ao preto total.
O teste é feito visualmente. Na ocasião, o técnico da Semace compara a cor da fumaça expelida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe um auto de infração com uma multa que pode variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,32.
O multa pode ser reduzida em 50%, segundo a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace. Ela diz que se o veículo irregular for levado à sede da autarquia em um prazo de até 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria e for constatada sua regularização, cai pela metade o valor.
Apoio
A Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal nos dois primeiros dias de blitz e da Polícia Rodoviária Estadual nos dias subsequentes.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov