Coema aprova Parecer Técnico da Semace relativo ao estudo ambiental da linha leste do Metrô de Fortaleza
9 de abril de 2012 - 16:52
09/04/2012
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou o Parecer Técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) referente a análise do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto (EIA/Rima) da Linha Leste do Trem Metropolitano de Fortaleza (Metrofor), durante a 208ª reunião ordinária. O evento aconteceu na última quarta-feira (4), no auditório Régia Nântua, na sede da autarquia. O projeto é de interesse do Governo do Estado, por meio da Secretária de Infraestrutura (Seinfra).
O Parecer Técnico da Semace sobre o EIA/Rima da Linha Leste foi aprovado por um total de 23 votos, sendo observados pelos conselheiros as medidas de controle necessárias para sua concepção ambiental. A linha leste do Metrofor, através de 12 estações de embarque e desembarque, ligará o Centro de Fortaleza ao Fórum Clóvis Beviláqua, integrando-se às Linhas Oeste e Sul do novo sistema metroviário que tem o objetivo de minimizar o problema de mobilidade urbana da capital de forma sustentável.
Durante a reunião, o colegiado também deliberou sobre uma proposta de moção a ser enviada ao Governador Cid Gomes. A moção foi aprovada com algumas emendas no texto original, com 19 votos favoráveis, um contra, uma abstenção e três votos a favor do conteúdo original.
“Essa moção me pegou de surpresa, acho uma iniciativa válida. Os servidores são testemunhas de que a gente vem sempre tentando melhorar tudo que está dentro das nossas possibilidades e eu sou favorável”, avaliou o superintendente José Ricardo Araújo, agradecendo a referência a seu nome no texto da moção.
Quanto à apresentação, discussão e votação da proposta de resolução que dispõe sobre atualizações dos critérios, parâmetros e custos aplicados aos processos de licenciamento e autorização ambiental no âmbito da Semace, foi adiada. Será realizada uma reunião extraordinária na quinta-feira (12), na sede da autarquia para deliberar exclusivamente sobre a proposta.
Saiba Mais
A implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza está inserida no projeto de mobilidade urbana do novo sistema metroviário da área metropolitana de Fortaleza, integrando-se às Linhas Oeste e Sul, e foi projetada para interligar o Centro da cidade a bairros da porção leste de Fortaleza, dentre os quais, Aldeota, Papicu, Cidade 2000, Salinas e Edson Queiroz.
A linha compreende a implantação de 12.446.05 metros de sistema metroviário, sendo 11.103,80 metros de trecho subterrâneo, 562,25 metros de trecho de transição e 800 metros de trecho de superfície, além da implantação de 12 estações, túneis de ventilação e saídas de emergência.
Glaydson Galeno
Assessoria de Comunicação – Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov