Autorizações ambientais da Semace são tema de palestra na Serra de Baturité

28 de março de 2012 - 13:12

28/03/2012

Em menção às comemorações da Festa Anual das Árvores, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza palestras durante a II Semana do Reflorestamento na APA da Serra de Baturité, que ocorre de 26 a 30 de março. O tema desenvolvido pela Diretoria Florestal (Diflo) da autarquia é “Licenciamento Ambiental – Autorizações para o Uso do Fogo Controlado e Uso Alternativo do Solo”. O evento acontece de forma itinerante nos municípios que compõem a serra.

Na próxima quinta-feira (29), o técnico florestal da Diflo, Leonardo Ferreira, ministrará a palestra às 15h30min, no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti. Na ocasião, haverá esclarecimento de dúvidas sobre as autorizações ambientais emitidas pela Semace, atentando para os procedimentos necessários para adquirí-las. O evento visa falar principalmente aos agricultores. No dia 30, será a vez de Palmácia receber o evento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) local.

A II Semana do Reflorestamento na APA da Serra de Baturité possui o tema “Vivendo na Mata Atlântica” e faz parte da Festa Anual das Árvores, celebrada em todo o Estado e promovida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Este ano, a árvore homenageada é o Ipê Branco, eleito através de enquete realizada no site da Semace no mês de janeiro. O objetivo da celebração no Ceará é divulgar e sensibilizar a população a cerca da preservação ambiental. Para tanto, são realizadas palestras em escolas e comunidades, plantação de mudas e escolha da árvore símbolo. Nos municípios da Serra de Baturité, ainda estão inclusos na programação oficinas, rodas de conversa, trilhas ecológicas e apresentação de vídeos informativos.

PALESTRAS DA SEMACE
Dia 26: Redenção e Barreira
Dia 27: Baturité e Aratuba
Dia 29: Pacoti
Dia 30: Palmácia

AUTORIZAÇÕES AMBIENTAIS

Autorização para Uso Alternativo do Solo
Expedida quando a finalidade da supressão vegetal é destinada à implantação de culturas agrícolas, frutíferas, pastagens e florestais.
Autorização para Uso do Fogo Controlado
Expedida para realização da queima controlada através da utilização do fogo como prática cultural e manejo em atividades agrícolas, silvipastoril, agroflorestais e agrosilvipastoris.

ÁRVORE HOMENAGEADA
O ipê-branco (Tabebuia Roseoalba) é uma árvore brasileira, nativa do cerrado e do pantanal, mas encontrada também na caatinga do Nordeste. Seu nome vem do tupi-guarani e significa: ipê “árvore da casca grossa”, e tabebuia, “madeira que flutua”. É conhecida como a planta do mel no Brasil e na Argentina.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov