Semace analisa estudos sobre Linha Leste do Metrofor em audiência pública
28 de fevereiro de 2012 - 16:30
Hoje (28) pela manhã, aconteceu, no auditório da Central de Licitações do Estado, a audiência pública referente ao licenciamento ambiental da Linha Leste do Trem Metropolitano de Fortaleza (Metrofor). O evento foi presidido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na figura de seu titular Ricardo Araújo que ressaltou a importância do momento. “Esta é uma oportunidade para que sociedade possa conhecer o projeto com um todo”, disse. Além do superintendente, compuseram a mesa o secretário em exercício da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Otacílio Borges; o presidente em exercício do Metrô de Fortaleza, Edilson Aragão.
Na ocasião, a empresa MWH Brasil, responsável pela consultoria técnica do projeto, apresentou os aspectos de arquitetura e engenharia da construção do metrô. Dentre as principais características está o levantamento detalhado das edificações que se encontram no percurso do empreendimento para avaliar impactos específicos por imóvel. Segundo Rodrigo Leme, representante a MWH, a Linha Leste possuirá um sistema com massa mola a fim de absorver a vibração que poderia ser prejudicial em prédios como hospitais, patrimônio histórico, dentre outros.
Quanto ao Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), foi apresentado pelo professor da consultoria Geológica Fábio Perdigão. Ele frisou as medidas de controle ambiental do projeto com a elaboração de diversos instrumentos como os planos de recuperação e controle de drenagem, controle de recursos naturais e da destinação de resíduos sólidos.
Todas as informações apresentadas, incluindo as perguntas da plateia, serão avaliadas pela equipe técnica da Semace para elaboração de parecer técnico que será levado para o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), onde será discutido e votado pelos conselheiros. A previsão é que em cerca de de 45 dias haja reunião do colegiado para apreciação do documento formulado pelos técnicos. Caso aprovado, a próxima licença a ser adquirida é a de instalação (LI), a qual permite o início das obras. Se não houver nenhum impedimento, essa licença poderá ser emitida em aproximadamente 20 dias após a sua solicitação pela Seinfra.
Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov