Semace e ICMBio se reúnem para discutir ações do Projeto de Recuperação da Lagoa do Batoque
7 de fevereiro de 2012 - 15:59
07/02/2012
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da primeira reunião de acompanhamento das ações do Projeto de Recuperação da Lagoa do Batoque, que aconteceu no auditório da Secretária de Finanças de Aquiraz, na quarta-feira (1). O projeto é fruto de um convênio de cooperação técnica entre a autarquia e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A iniciativa, que tem a aproximadamente um ano, visa promover a recuperação da lagoa do Batoque, localizada na Reserva Extrativista do Batoque, Unidade de Conservação Federal localizada no município de Aquiraz-CE. Entre as realizações já executadas estão a construção de 21 canteiros bio-sépticos e de um viveiro com madeira doada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com o ICMBio; a aquisição de 20.000 mudas, doadas pela Semace, e plantio de outras 1.500.
A autarquia, através dos laboratórios da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), promove o monitoramento mensal da qualidade da água da lagoa, por meio de coleta e análise de sete amostras de água, com periodicidade mensal, e expedição de laudos técnicos. Além disso também há a elaboração de relatórios trimestrais de avaliação dos parâmetros analisados, tais como cor, turbidez, clorofila “a”, fósforo total, ortofosfato, nitrito, nitrato, sulfato, nitrogênio amoniacal total, condutividade, cloretos, substâncias solúveis em hexano, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e coliformes termotolerantes.
Buscando a integração com a comunidade, foram realizadas oficinas de Educação Ambiental para população local e a contratação de três pessoas da comunidade para auxiliar nas ações do projeto.
Saiba mais
O Projeto de Recuperação da Lagoa do Batoque é fruto do convênio de cooperação técnica entre a Semace e o ICMBio. São parceiros oficiais o Ibama e Prefeitura de Aquiraz, além da Associação de Moradores do Batoque, instituição proponente. O patrocínio é da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Glaydson Galeno
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov