Laudos técnicos emitidos pelos laboratórios da Semace tem crescimento continuo nos últimos três anos

1 de fevereiro de 2012 - 09:06

01/02/2012

Os laboratórios da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), emitiram 1390 laudos técnicos, durante o ano passado, envolvendo análises de amostras de efluentes, águas superficiais e subterrâneas, que implicam monitoramento e avaliação de qualidade. A emissão de laudos técnicos teve uma evolução constante e sólida nos três últimos anos: 1215 , 1367 e 1390, em 2009, 2010 e 2011, respectivamente.

Os laudos são utilizados para dar subsídios técnicos aos diversos setores da autarquia, atendendo desde denúncias recebidas pelo Disque Natureza (0800 2752233), particulares e instituições diversas, dando suporte para os processos de licenciamento da Gerência de Controle Ambiental (Gecon) e, também, para as ações da Diretoria de Fiscalização (Difis).

Os laboratórios efetuam desde análises de água para fins de potabilidade, irrigação, aquicultura, recursos hídricos (rios, lagoas, açudes, reservatórios e águas subterrâneas), efluentes domésticos e industriais, averiguando também se existem traços de metais pesados em amostras de água e efluentes, além de realizar análises bacteriológicas (coliformes termotolerantes) em água, para fins de avaliação de potabilidade e balneabilidade, bem como efluentes domésticos e industriais.

Semanalmente o site da Semace divulga o boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, sendo ainda monitorados pontos localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no litoral do restante do Estado, com boletins emitidos todo mês.

Saiba mais

As análises das amostras de água e efluentes feitas pela superintendência seguem a metodologia descrita pelo Manual de Procedimentos Laboratoriais – Métodos Analíticos para Água e Ar Aplicados na Semace – Semace (2005), baseado nos parâmetros analíticos do Standard Methodes For The Examinaation of water and Wastwater – 20º Edition, que estabelece os padrões utilizados pelos laboratórios em todo o mundo.

Gladson Galeno
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov