Semace promove 3º Encontro Pró-Regularização Ambiental para Hotéis e Pousadas em Aracati

30 de janeiro de 2012 - 13:17

30/01/12

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis) e Diretoria de Controle Ambiental (Dicop), realizou nesta quinta-feira (26) o 3º Encontro Pró-Regularização Ambiental para Hotéis e Pousadas. O evento aconteceu na cidade de Aracati, na sede da Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada e contou com o apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) em parceria da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas).

Com o objetivo de divulgar melhor a legislação ambiental e mostrar a necessidade do licenciamento ambiental, o evento reuniu representantes de hotéis e pousadas dos municípios de Aracati, Fortim e Icapuí, conseguindo obter a maior participação do público-alvo em comparação com as duas outras edições do encontro.

Inicialmente, os fiscais ambientais Gustavo Veras e Fábio Teixeira explicaram os principais pontos observados durante as vistorias do licenciamento e da fiscalização ambiental nos estabelecimentos hoteleiros, que vão desde os aspectos relacionados ao abastecimento de água, geração de efluentes e resíduos, bem como a localização dos empreendimentos quanto às áreas de preservação permanente e áreas ambientalmente frágeis. Ao implantar uma pousada também são levados em consideração os impactos específicos de acordo com a localização e operação do empreendimento.

Apesar da legislação que trata deste tipo de atividade já ser relativamente antiga, muitos empreendedores desconhecem a regulamentação. “Sabemos que o setor de turismo reforça a economia do nosso Estado, mas quando realizado de maneira desordenada pode causar danos ao meio ambiente. É nesse sentido de sustentabilidade e regularidade dos equipamentos turísticos que o workshop se propõe a apresentar à comunidade”, explicou o fiscal Gustavo Veras.

A técnica do setor de Licenciamento Ambiental da Semace, Inês Furtado, finalizou o encontro explicando detalhadamente as etapas do processo de licenciamento para os estabelecimentos de hotelaria e pousadas.

Saiba mais

O primeiro Encontro Pró-Regularização Ambiental para Hotéis e Pousadas ocorreu em Camocim, onde representantes do setor daquele município, Barroquinha e Chaval estiveram presentes. A segunda edição do encontro aconteceu na Vila de Jericoacoara, contemplando os municípios de Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

A iniciativa de promover esse encontro surgiu após a Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace constatar que, em várias ocasiões, as autuações estavam ocorrendo em virtude do empreendimento não possuir a licença ambiental do órgão responsável. Ao todo, serão dez eventos em todo o Estado, sendo sete na região litorânea, dois em áreas serranas e um no Cariri.

Glaydson Galeno
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov