Técnicos da Semace participam de curso para recuperação de áreas degradadas

20 de dezembro de 2011 - 09:02

20.12.2011

Atendendo ao convite do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) Leonardo Ferreira e Luciana Vieira, da Diretoria Florestal, e Cássia Garrido e Abraão Lima Verde, da Diretoria de Fiscalização, participaram do curso Recuperação de Áreas Degradadas.

O evento ocorreu no período de 13 a 15 de dezembro, na sede do Ibama, em Fortaleza, e foi ministrado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Antônio José Teixeira Guerra, que é Phd. pela Universidade de Oxford-ING e Coordenador do Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação de Solos (Lagesolos).

O curso teve como objetivo capacitar os profissionais participantes no tocante ao papel da geomorfologia no diagnóstico das áreas degradadas e da bioengenharia na recuperação dessas. Os dois primeiros dias foram de aula teóricas. Já no dia 15, o grupo participou de uma prática de campo em que foram visitados locais degradados de diversas formas, como, por exemplo, contenção de dunas no Morro Santa Terezinha, Mineradora Kibrita e assoreamento do rio Pacoti. Para finalizar, foi realizada a avaliação do curso na parte da tarde, na qual os participantes escolheram uma das ocorrências observadas e indicaram o método de recuperação adequado.

O conteúdo abordado durante o curso foi o seguinte: geomorfologia; relevo e homem; geomorfologia e pedologia; formas de relevo e processos associados; processos geomorfológicos associados; estudos das formas e dos processos associados; importância dos estudo das encostas; importância do estudo das bacias hidrográficas; erosão dos solos e movimento de massas; função da vegetação na estabilização das encostas; e bioengenharia (técnicas e métodos).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter:@Semace
Facebook: semace.gov