Semace multa 11 carros em blitze de combate à fumaça negra no Interior
28 de novembro de 2011 - 10:16
28.11.2011
A equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve, no período de 22 a 25 de novembro, promovendo blitze no interior do Ceará. As ações ocorreram nos dois primeiros dias em Canindé e Boa Viagem, respectivamente, culminando no município de Crateús. Durante os quatro dias, 332 veículos foram vistoriados. Desse total, 11 receberam uma multa no valor de R$ 1.174 por estarem emitindo fumaça acima do permitido pela legislação.
O objetivo da Semace ao realizar fiscalizações desse tipo é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.
A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40%, que correspondem às cores mais brandas, estão dentro dos padrões estabelecidos. Já as de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.
O proprietário de um automóvel que foi multado pode conseguir a redução de 50% do valor da multa. Para isso, ele deve levar seu carro à Semace para uma nova vistoria, no prazo de 15 dias, a contar da autuação, e, na ocasião, ser constatada a adequação do veículo à legislação.
Manutenção
Para o coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra, Francisco Oliveira, o fator principal para que os automóveis movidos a diesel emitam fumaça acima do permitido é a falta de manutenção. Segundo Oliveira, é necessário que os proprietários dos veículos fiquem atentos a esses detalhes para evitarem multas e a poluição atmosférica ocasionada pelos escapamentos dos veículos.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov