Semace participa de seminário que discute Unidades de Conservação no Ceará

18 de novembro de 2011 - 11:37

18/11/2011

Ontem (17), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente no I Seminário Estadual de Integração das Unidades de Conservação (UCs) Inseridas no Território Cearense, promovido nos dias 17 e 18 pelo Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Conpam), no Condomínio Espiritual Uirapuru. Na ocasião, o titular da autarquia, José Ricardo Araújo, fez uma apresentação sobre fiscalização nas Ucs.

Durante sua apresentação, Araújo falou sobre a estrutura e procedimentos da Diretoria de Fiscalização (Difis) da superintendência, equipamentos necessários para a atividade, denúncias, tipos de infração, termos de embargo, operações aéreas, entre outros assuntos. Na oportunidade, ele ressaltou também sobre o coletor da dados, aparelho de auto de infração eletrônico premiado como projeto de inovação tecnológica do Governo. “O Ceará é o primeiro Estado no Brasil que possui um equipamento que emite multa de imediato, com medidor online”, destacou.

Ainda nas explanações, Ricardo abordou sobre a diferença das competências dos órgãos federais e estaduais em relação ao esquema de fiscalização. Ele também respondeu perguntas do público presente. A programação contou ainda com palestras sobre os Sistemas Nacional e Estadual de UCs e uma apresentação do Grupo de Brigadas da Natureza.

Estiveram presentes no encontro representantes do Conpam; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (ICMbio/MMA); da Brigada para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Prevfogo/Ibama); Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA); Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza e Organizações não Governamentais (ONGs) ligadas a meio ambiente.

Os trabalhos do I Seminário Estadual de Integração das Unidades de Conservação (UCs) Inseridas no Território Cearense está tendo continuidade nesta sexta-feira (18). O evento é uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre questões de monitoramento, avaliação, conservação, proteção das 23 UCs gerenciadas pelo Estado.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov