Workshop sobre agrotóxicos tem sua última edição em Baturité

10 de novembro de 2011 - 15:43

10/11/2011

Depois de realizar sete edições do workshop intitulado “Comercialização e Uso Legal de Agrotóxicos no Estado do Ceará”, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) chega ao município de Baturité nesta sexta-feira (11). O evento, destinado a esclarecer dúvidas sobre adequação da venda e descarte de embalagens do produto, acontece na Câmara de Vereadores local, das 14 às 17 horas. Esta é a última apresentação do workshop itinerante que contemplou todas as macrorregiões do cearense durante este ano.

Segundo o facilitador e engenheiro agrônomo da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace, Flávio Rêgo, até dezembro será elaborado um diagnóstico da situação dos agrotóxicos no Ceará, abordando as demandas levantadas pelos comerciantes durante as discussões em todos os eventos. “Vamos fazer um relatório quantificando o público participantes e as principais dificuldades apresentadas, as quais giram em torno de melhorias na assistência técnica agrícola para pequenos agricultores e a inexistência de locais para recolhimento das embalagens”, explicou.

Rêgo ressalta ainda que o documento não será apenas de responsabilidade da Semace, mas ainda passará pelo crivo dos parceiros do workshop como a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Ceará (Crea/CE) e entidades privadas, como a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). Após o fechamento dos dados, o material será encaminhado ao Governo do Estado para definição de atribuições. “Em relação a demanda por postos de recolhimento de embalagens, à Semace caberá a regularização, mas não a construção”, exemplificou o engenheiro.

O Workshop
Durante o encontro, técnicos da Diflo e fiscais ambientais da Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace explicam procedimentos para o registro das revendas e comércio junto à superintendência, de acordo com a legislação ambiental vigente. A Adagri esclarece dúvidas sobre o controle do uso de agrotóxico que realiza no campo, observando condições de armazenamento, receituário agronômico, carimbo de devolução da embalagem na nota fiscal do produto etc. O Crea aborda a obrigatoriedade de profissionais habilitados em engenharia agrônoma ou florestal para emissão de receituário. Já as empresas privadas explanam sobre os produtos agrotóxicos, os postos e centrais de recolhimento, dentre outros aspectos.

Este último evento prevê a participação de comerciantes dos 12 municípios da Serra de Baturité: Canindé, Caridade, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti, Palmácia, Itapiúna, Capistrano, Baturité, Redenção e Acarape.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov