Semace fiscaliza Rio Cocó para averiguar causas de poluição

4 de novembro de 2011 - 16:36

De 01 a 03 de novembro, fiscais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Diretoria de Fiscalização (Difis), realizaram fiscalização em trechos do Rio Cocó com o barco Trombeta da autarquia. A ação foi motivada por um pedido da Procuradoria Geral da Justiça do Estado (PGJ), para averiguar causas da poluição do rio.

“Essa foi a primeira etapa do trabalho da fiscalização, que teve como objetivo realizar um diagnóstico visual de alguns pontos”, explicou o assessor técnico da Difis, Tiago Bessa. Segundo ele, a segunda etapa será realizada com o apoio de técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da superintendência, que farão análise laboratorial da água.

A vistoria teve percurso com início na Praia da Sabiaguaba e final nas proximidades da ponte da Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Sebastião de Abreu. De acordo com a Difis, um dos pontos mais críticos observado foi entre as comunidades Tancredo Neves e Tasso Jereissati, no bairro Jardins das Oliveiras, onde foi constatada a presença de lixo e animais em torno do rio.

Para finalizar as fiscalizações, a superintendência pretende contar com uma parceria do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Na ocasião, eles farão o trabalho de coleta do sedimento do rio e posterior a essa ação a Semace concluirá a terceira e última etapa das vistorias”, informou Bessa, ressaltando também que após todos os procedimentos a autarquia fará um laudo técnico para encaminhar à PGJ.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov