Coema aprova duas centrais eólicas, um açude e a ampliação de uma carcinicultura
31 de outubro de 2011 - 13:38
31.10.2011
Na última quinta-feira (27), durante a 204ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), mais quatro projetos foram aprovados, contemplando duas centrais eólicas, um açude e a ampliação de um empreendimento de carcinicultura. O evento ocorreu no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza.
O parecer técnico do projeto do açude público Cruzeta, de interesse da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), no município de Pedra Branca, foi o primeiro a ser apresentado, discutido e votado. Na ocasião, o Conselho aprovou, por unanimidade, a concepção do manancial, que terá capacidade de acumulação aproximada de 7,5 milhões de m³ de água.
Em seguida, foi a vez do Coema deliberar sobre a ampliação de uma carcinicultura, de interesse da Camarões Indústria Comércio e Exportação de Produtos do Mar Ltda., na Fazenda Porto José Alves, em Aracati. O empreendimento estava pleiteando a construção de mais quatro viveiros, em 19 hectares (ha). Atualmente, o local conta com 11 viveiros, numa área de 54 ha. Neste caso, 22 conselheiros votaram a favor e um se absteve.
Para encerrar a pauta do dia, foi a vez das duas centrais eólicas, que tiveram suas licenças prévia aprovadas pelo Coema. Elas pretendem se instalar em Aracati, na localidade de Fontainha. De acordo com o projeto apresentado, a São Judas Tadeu terá capacidade para gerar 16,2 MW, através de nove aerogeradores. Já a Central Fontainha, contará com oito aerogeradores e produzirá 14,4 MW. Ambas tiveram 18 votos a favor, um contra e duas abstenções.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov