Laboratório da Semace aumenta produtividade

10 de outubro de 2011 - 14:50

10/10/2011

Durante o ano de 2011 os números de análises e laudos emitidos pelos laboratórios da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) demonstra a agilização do trabalho realizado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) desta Autarquia. Somente de janeiro a agosto deste ano, foram emitidos 1092 laudos bacteriológicos e físico-químicos, cerca de 250 a mais que no mesmo período de 2010.

A Semace realiza análises de amostras de efluentes e águas tanto superficiais quanto subterrâneas para avaliação de qualidade. É o caso do programa de monitoramento dos principais rios e afluentes do Estado, o qual ganhará novos pontos de coleta para atender ao Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA) da Agência Nacional de Águas (ANA).

As análise totais da Geamo superam a quantidade de laudos produzidos, chegando a 885 análises físico-químicas e 2.107 bacteriológicas do início de 2011 até agosto. Nelas se inclui a elaboração dos boletins de balneabilidade referentes aos pontos monitorados pela Semace na orla cearense, sendo 31 distribuídos nas praias de Fortaleza, 13 na região metropolitana (RMF) e 21 no restante do Estado. Ressalte-se que os boletins da capital são produzidos semanalmente, enquanto os demais são mensais. Além disso desde de julho, a Geamo tem realizado o monitoramento de outros 10 pontos de coleta de água na Reserva Extrativista do Batoque, localizada no município de Aquiraz, que é uma unidade de conservação (UC) federal gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os laboratórios da Semace são divididos em físico-químico e bacteriológico, atendendo às demandas de denúncias que chegam através do Disque Natureza (0800-275-22-33), de particulares e instituições públicas, como órgãos governamentais das três esferas. Os resultados obtidos também servem de subsídio para o licenciamento de empreendimentos pela Gerência de Controle Ambiental (Gecon), através da coleta e análise de efluentes tratados, em conformidade com a legislação ambiental vigente.

Até o final do ano, há a previsão de se concluir a reativação do laboratório de absorção atômica, atualmente inativo, bem como a instalação também de um cromatógrafo a gás, para identificação de agrotóxicos em água.

Saiba mais sobre os tipos de laboratórios

Laboratório de Análises Físico-Químicas: Realiza análises de água para fins de potabilidade, hemodiálise, irrigação, aqüicultura, efluentes domésticos e industriais, bem como de água de recursos hídricos (rios, riachos, lagoas e reservatórios).

Laboratório Bacteriológico: Promove a determinação de Coliformes Termotolerantes em água para fins de potabilidade e irrigação, efluentes domésticos e industriais, águas subterrâneas, aquicultura, dentre outros, bem como de água de recursos hídricos (rios, riachos, lagoas e reservatórios).

Laboratório de Absorção Atômica: Faz análise da presença de metais traços (metais pesados, como ferro, zinco, cobre, manganês, cromo, cádmio, alumínio, níquel, prata, dentre outros, que devem ser encontrados em concentrações muito baixas para não causarem danos ambientais) em amostras de água e efluentes.


Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov