Solenidade marca a doação da Semace de 40 mil mudas
12 de setembro de 2011 - 10:27
12.09.2011
Os município de Maranguape, Maracanaú e Caucaia receberam da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Florestal (Diflo), uma doação 40 mil mudas, na manhã da última sexta-feira (9). A solenidade de entrega ocorreu na sede da Diflo e contou com a presença dos representantes das três cidades. Na oportunidade, foram assinadas as autorizações de recebimento e os termos de compromisso, responsabilizando-os a promover um crescimento sadio das árvores.
Para Maranguape foram doadas 6.700 mudas. O plantio delas está previsto para ocorrer em 60 mil metros quadrados à margem esquerda do rio Pirapora. Maracanaú recebeu a maior quantidade, sendo 21.600, destinadas para a recuperação de dois quilômetros de extensão da mata ciliar do riacho Salgadinho. Já o município de Caucaia foi contemplado com 12.600 mudas, que serão plantadas no distrito da Tucunduba, na Serra Rajada.
O superintendente da Semace, Ricardo Araújo Lima, esteve presente e destacou a importância da iniciativa, ressaltando a necessidade de mais ações como essa. “ Sinto uma grande satisfação em participar de um momento como esse, até mesmo pela minha formação, pois sou engenheiro florestal. Muitos estados não têm a cultura de promover plantios, e o Ceará, infelizmente, é um. Isso aqui é um pequeno passo que estamos dando e, com certeza, vamos continuar”, disse Lima.
O diretor Florestal da Semace, Raimundo Costa, destacou a visão ambiental da atual gestão e expressou seu desejo de ver o Ceará todo verde, através de ações de plantio. Os representantes dos município agraciados também parabenizaram a Semace pelo trabalho e demonstraram interesse em colaborar com a causa.
Compensação ambiental
Essas mudas são provenientes de uma compensação ambiental paga pela Petrobras. De acordo com Virgínia Carvalho, técnica da Semace, o objetivo da autarquia é doar, até novembro, 150 mil mudas para a recomposição florestal de áreas degradadas e matas ciliares com árvores frutíferas e nativas da região. Os municípios que quiserem receber o restante dessa doação podem apresentar seus projetos à Semace. Os interessados podem procurar a Diflo, através do telefone (85) 3101-5516.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace