Semace inicia mais uma etapa do monitoramento dos recursos hídricos do Estado
4 de agosto de 2011 - 09:13
05.08.2011
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deu início neste mês de agosto a mais uma etapa do Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos do Ceará. O objetivo é apresentar um diagnóstico ambiental da qualidade das águas dos principais rios do Estado. As coletas são realizadas quatro vezes por ano, dividas entre a quadra chuvosa e de estiagem.
Esse monitoramento começou a ser feito há dois anos. De acordo com o gestor ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, até o final de 2011 um relatório será elaborado com o histórico das demais etapas, permitindo mensurar a atual situação dos recursos hídricos cearenses. Para Mendes, esse trabalho auxiliará na fomentação de políticas públicas de proteção e recuperação das águas superficiais continentais do Estado.
Ao todo, 102 pontos são monitorados nas 11 bacias hidrográficas do Ceará. A escolha dos locais foi feita levando em consideração a importância ambiental e sócio econômica. Lincoln Davi Mendes informou que nas regiões onde existem ocupações desordenadas a qualidade da água fica comprometida, devido ao despejo de esgotos clandestinos e de resíduos sólidos.
“No geral a situação é preocupante, tendo em vista que em vários pontos são encontrados parâmetros em desacordo com a legislação. Os locais monitorados mais afastados das cidades são os que apresentam melhor qualidade”, disse Mendes.
O trabalho deve durar todo esse mês e está sendo realizado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace