Semace e Adagri fazem fiscalização de agrotóxico aérea
8 de julho de 2011 - 07:58
O monitoramento e fiscalização do comércio e uso de produtos agrotóxicos no Estado do Ceará ganhou novo apoio. Agora, além das ações terrestres que vem sendo intensificadas continuamente, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) também investe nas vistorias aéreas uma vez por semana. Na última quarta-feira (6), a ação ocorreu em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) nos perímetros irrigados dos municípios de Pentecoste e de Forquilha.
De acordo com engenheiro agrônomo da Semace, o Flávio Rêgo, a formação de equipe com a Adagri é fundamental para o desenvolvimento da política estadual de agrotóxicos no que diz respeito a fiscalização às empresas agropecuárias e perímetros irrigados. “A gente (Semace) fiscaliza o comércio, enquanto eles (Adagri) o uso. Nossa vistoria tem como foco inibir a contaminação ambiental, já a da Adagri verifica se a aplicação ocorre de forma regular, com uso de equipamentos de proteção individual (EPI); se há receituário agronômico etc”, explica o técnico.
Legislação
O uso, a produção, o consumo, o comércio e o armazenamento, bem como a fiscalização do uso, do consumo, do comércio, do armazenamento e do transporte interno dos agrotóxicos, seus componentes e afins, no território do Estado do Ceará, serão regidos pela Lei Estadual nº 12.228, de 9 de dezembro de 1993, publicada no Diário Oficial do Estado de 14 de dezembro do mesmo ano. Sua regulamentação é dada pelo Decreto Estadual nº 23.705, de 8 de junho de 2005.
Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação