Associação dos Orquidófilos do Ceará doa espécies para o Parque Botânico

24 de junho de 2011 - 10:31

Amanhã (25) pela manhã, representantes da Associação Cearense de Orquidófilos (Aceo) se encontram no Parque Botânico do Ceará para realizar um mutirão em prol da recuperação do orquidário existente no local. Dentre os presentes no evento estarão a presidente da Aceo, Vera Coelho; o superintendente adjunto da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Arilo Veras; e o gerente do parque, José Menezes.

Segundo Vera Coelho, os associados levarão cortes ou mudas de suas orquídeas integrar o orquidário do parque. Estão incluídas na doação as espécies Epidendrum ciliare, Epidendrum viviparum, Prosthechea fragrans, Oncidium aloha, Rodriguezia venusta, Gongora quinquenervis, Catasetum fimbriatum, Spathoglottis unguiculata, dentre outras. “Quem não tem espécies para doar, está orientado a levar adubos, etiquetas, defensivos naturais, bomba de pulverização, tesouras, etc. para ajudar no trabalho”, informou. Para ela, o dia promete ser de trabalho e aprendizado, onde o orquidófilo mostrará na prática como se planta uma orquídea simpodial, monopodial e terrestre.

De acordo com o superintendente adjunto da Semace, o evento é significativo para preservação ambiental. “As orquídeas não representam apenas um hobby, mas têm importância econômica, sobretudo em outros estado onde se tem mais conhecimentos sobre elas, como os do sul, sudeste e centro-oeste”, afirmou. Além de comercialização de plantas e flores em eventos como exposições realizadas no mundo inteiro, Veras citou a essência baunilha, que é extraída de uma orquídea da espécie Vanilla, como exemplo da inserção dessas plantas em nosso cotidiano.

Mais informações sobre a Aceo: aceo1977@yahoo.com.br


Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace