Semace realiza Operação Etrusca de fiscalização na RMF

15 de junho de 2011 - 10:55

15/06/2011

Fiscalizar indústrias que atuam com licenças ambientais inválidas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Este foi o objetivo da “Operação Etrusca”, realizada de 24 de maio a 10 de junho, por fiscais ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na ocasião, equipes da Diretoria de Fiscalização (Difis) da autarquia multaram, notificaram e embargaram empresas que estavam em desacordo com a legislação ambiental vigente.

A operação visou permitir também apurar outras infrações ambientais estratégicas e constituir um banco de dados para futuras fiscalizações. Cada equipe recebeu uma relação de indústrias a serem vistoriadas e, após investigações preliminares, foram a campo.

A iniciativa teve início através de um levantamento de dados gerados pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da superintendência, que filtrou indústrias sem licença ambiental na RMF. A filtragem foi baseada na situação atual de cada empreendimento e com dados a partir de fevereiro deste ano. As empresas foram dividas por categorias: alimentícia;  bebida; beneficiamento de borracha; couro e pele; mecânica; química; têxtil; papel e celulose; produtos de matéria prima, dentre outros.

Em Maracanaú, a operação resultou no total de 85 indústrias vistoriadas, com oito autos de infração gerados, 14 notificações e um embargo. Já em Fortaleza, 41 foram vistoriadas, com sete autos de infração, 12 notificações e dois embargos.

Saiba mais

As diretrizes e estratégias de operações de fiscalização da Difis, visam defender os interesses do Estado na manutenção e integridade dos bens de uso comum, zelando pela segurança, pela saúde, pelo bem estar social, e pelo desenvolvimento econômico sustentado.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace