Semace discute agrotóxicos e Novo Código Florestal em Sobral
6 de junho de 2011 - 14:13
06/06/2011
Agrotóxicos e Novo Código Florestal foram temas discutidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na III Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Campus Sobral. Cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, especialistas e empresários foram contempladas com palestras promovidas por técnicos da autarquia, ocorridas simultaneamente, na quinta-feira (02), no município de Sobral.
Durante o evento, a Semace, em parceria com outras instituições ligadas ao meio ambiente, debateu a temática sobre agrotóxicos, promovendo a terceira edição do Workshop Comercialização e Uso Legal de Agrotóxicos no Estado do Ceará. Na oportunidade, representantes da autarquia, Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado (Crea) e Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) falaram sobre suas competências em relação ao produto.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Semace, Flávio Rêgo, é importante reconhecer que a integração desses órgãos está funcionando, “mais de 100 empresas tiveram suas atividades embargadas no Estado neste ano”, ressaltou. Como tirar receituário agrônomo, equipamentos para exercer a atividade no campo, armazenamento adequado, cadastro, licenciamento, fiscalização, educação ambiental e descarte de embalagens vazias, também foram assuntos pontuados no workshop.
Em outro momento, a Semace, por meio de sua Procuradoria Jurídica (Projur), promoveu um minicurso com o tema “Projeto do Novo Código Florestal”, ministrado pelo procurador da autarquia, Martinho Olavo. O curso, que reuniu estudantes de meio ambiente e saneamento básico do IFCE, abordou tópicos polêmicos sobre as medidas previstas na proposta do Novo Código, aprovada pela Câmara Federal. Na ocasião, Olavo esclareceu dúvidas sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, área de preservação permanente (APP), dunas, reserva legal, desmatamento e os benefícios do código para a atividade de agricultura.
Além da Projur, a Semace se fez presente no evento com a participação de técnicos florestais, de educação e fiscalização ambiental.
Assessoria de Comunicação – Semace
Ana Luzia Brito