População do Crato recebe casa sede do Parque Estadual Sítio Fundão

1 de abril de 2011 - 11:42

A reserva ecológica abriga espécies do cerrado e ainda tem remanescentes da Mata Atlântica

População do Crato recebe casa sede do Parque Estadual Sítio Fundão O Governo do Estado, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), entregou no último dia 29, na cidade do Crato, Região do Cariri, o Parque Estadual Sítio Fundão. Com 93,54 hectares, a área foi desapropriada, ainda no 1° Governo de Cid Gomes, e fica a 3 km do centro da cidade.

A reserva ecológica abriga espécies do cerrado e ainda tem remanescentes da Mata Atlântica. Seu antigo proprietário Jéfferson França Alencar era um entusiasta da natureza e conseguiu preservar o sítio que, além da casa sede, edificada em taipa, com dois andares – única no Ceará a contrariar as leis da física – ainda dispõe de um moinho de madeira e uma barragem de pedra construída pelos escravos.

“Ambos serão restaurados, através de compensações ambientais, como ocorreu com a casa entregue à população”, ressaltou o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa da Costa, em sua fala de inauguratória.

Ao ato de entrega da casa sede, além do prefeito do Crato, Samuel Araripe –  ele usou da palavra apoiando a iniciativa e colocando a Prefeitura para firmar parcerias – outras  autoridades se fizeram presentes, como o ex-deputado Heitor Muniz Gomes de Matos, que há 16 anos apresentou o primeiro projeto e fez pronunciamento na Assembléia Legislativa defendendo a desapropriação do terreno.

Na ocasião falou também Ivan Botão, gerente do Núcleo de Articulação Gerencial das Unidades de Conservação da Semace, que revelou ser meta do governador Cid Gomes até o final de seu mandato duplicar o número de reservas florestais no Estado.

Hoje são 78 unidades de conservação no Ceará, sendo 23 gerenciadas pelo Estado e as demais de responsabilidade dos governos federal e municipal.

O ex-presidente do Conpam, André Barreto Esmeraldo, por sua vez, fez um relato sobre a luta pela desapropriação da área, conseguida por ele, ainda em 2008.

Já o deputado estadual do Partido Verde, Agostinho Moreira, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, fez pronunciamento bastante didático dando verdadeira aula sobre a questão ambiental. Destacou a importância dos jovens estudantes ali presentes que, ao contrário dos “nossos ancestrais, sem qualquer noção de preservação do meio ambiente, têm hoje plena consciência de cuidar da natureza”.

O deputado parabenizou o governo do Estado, especialmente o Conpam, pela entrega da casa sede do Parque e os servidores da Semace do Crato, de cujo gerente técnico Josa Melo tem sob sua jurisdição mais de 27 municípios.

Manejo – O presidente do Conpam ressaltou que a reserva ficará aberta ao público após a elaboração do Plano de Manejo do Parque Sítio Fundão, quando serão definidas as atividades que poderão ser feitas na localidade.

Lustosa destacou ainda que o acesso ao Parque será exclusivamente através de trilhas e que  há  projeto para a  recuperação  da barragem de pedra e do engenho de madeira, também a serem feitas através de compensações ambientais. Hoje o sítio já dispõe de vigilância armada para evitar ações de vândalos.

Na ocasião um grupo de jovens estudantes da rede pública do Crato apresentou-se com números de danças tendo como temática a preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conpam